sexta-feira, 24 de abril de 2020

A importância do trabalho remoto

Acordar cedo, se arrumar, tomar café e ir para o trabalho.
Esse é o início da rotina diária de boa parte da população. Mas, nos últimos anos, algumas coisas mudaram. Se, antes, era preciso encarar o trânsito que testa a paciência até da pessoa mais calma, ônibus lotados e um longo tempo de deslocamento, hoje, com o trabalho remoto, é possível cumprir o seu expediente sem precisar sair de casa.
O custo de vida elevado, a necessidade de cortar despesas e os transtornos de locomoção causados pelo trânsito são fatores que afetam a produtividade nas empresas e até mesmo a saúde e a motivação das equipes.
O trabalho remoto é uma resposta a esses problemas enfrentados pelas organizações e pela sociedade em geral.
Claro que essa possibilidade assusta muitos gestores, afinal, o colaborador não passa toda a sua jornada no espaço físico da organização. Mas essa flexibilização possibilitada pela tecnologia pode trazer uma série de benefícios para as empresas.

O trabalho remoto é uma tendência de negócios mundial. Em países desenvolvidos e com tecnologia mais avançada, essa modalidade é amplamente utilizada. Estima-se que 40% dos funcionários nos Estados Unidos já trabalhem de forma remota ocasionalmente, e 20% com jornada diária.
No Brasil, esse movimento começou mais lentamente, mas fatores como a crise financeira e as dificuldades de transporte fazem com que o olhar dos empresários recaia sobre a importância do trabalho remoto nos dias de hoje. Uma pesquisa constatou que 37% das empresas permitem que os seus colaboradores trabalhem em casa.
A elevação desses índices acompanha as facilidades ofertadas pela tecnologia. O que antes parecia impossível, hoje é completamente viável por meio de ferramentas como aplicativos e programas que possibilitem a colaboração na nuvem.
E essa mudança pode ser percebida em empresas de diversos segmentos: desde bancos, organizações de tecnologia até mesmo instituições de ensino. Sim, até mesmo as faculdades adaptaram os cursos e currículos para atender essa demanda e acompanhar a evolução do trabalho remoto.

O trabalho remoto traz muitas vantagens, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Estudos apontam que 89% das companhias que optam por essa modalidade visam à atração de talentos, já 87% à otimização de processos internos e 85% à retenção de colaboradores.
Os colaboradores, por sua vez, são atraídos pela flexibilidade para organizar a sua rotina, bem como a autonomia, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a economia do tempo de deslocamento até o trabalho.
E a tecnologia torna tudo isso viável. É possível desempenhar suas funções de qualquer lugar como se realmente estivesse dentro da empresa.

Uma das principais vantagens do trabalho remoto é a redução de custos. Empresas que trabalham com essa modalidade podem utilizar estruturas mais enxutas, com poucas mesas e equipamentos eletrônicos, além de ambientes físicos menores.
Evidentemente que, em alguns casos, encontros presenciais podem ser necessários. Reuniões, treinamentos e reuniões para alinhar objetivos são muito bem-vindos, mas, como ocorrem com uma frequência reduzida, a empresa corta custos com energia elétrica, água, limpeza, telefonia e outros gastos que pesam no caixa.
E, convenhamos, isso é muito interessante para organizações com capital inicial baixo ou que desejam se manter lucrativas em tempo de crise e instabilidade econômica e financeira.
Outro estímulo é a sustentabilidade. Diversas organizações já estão conscientes da necessidade de poupar os recursos naturais, e investir no trabalho remoto é uma forma de alcançar esse objetivo.

A empresa em que atuo, como Consultor de Segurança da Informação, adota o trabalho remoto para seus colaboradores, com isso utilizamos de uma tecnologia denominada VPN (Virtual Private Network), que "simula" seus acessos como se você estivesse dentro do escritório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog